
Go, a linguagem que só cresce
A Linguagem de programação Go, foi liberada ao público em 2009 pela Google, com foco em alta performance.
Mas porque o Google desenvolveu sua própria linguagem?
O objetivo foi oferecer uma linguagem compilada com velocidade de compilação rápida mesmo em projetos grandes, além de se ter uma linguagem que utilize vários núcleos de processamento de forma fácil e eficiente.
Entre os diferenciais da linguagem, se destacam:
- Foco total em performance;
- Linguagem compilada e fortemente tipada;
- Goroutines para processamento paralelo e concorrente de forma simples e sem o uso de threads;
- Garbage Collector com baixíssima frequência de interrupções, aumentando a performance;
- Conjunto de ferramentas para testes, debug, análise de performance e rastreamento já embutidos;
E ela só cresce
Segundo uma pesquisa recente do HackerRank (portal focado em desafios competitivos de programação criado por Vivek Ravisankar e Hari Karunanidhi, engenheiros da Amazon e da IBM respectivamente) em 2018, apenas 8% dos desenvolvedores tinham conhecimentos em GoLang, já em 2019 mais de 37% conhecem ou tem objetivos de se desenvolver em Go, mostrando assim a crescente disparada desta tecnologia.
Quem usa e as oportunidades
Podemos citar grandes empresas globais como Uber, IBM, Intel e Adobe. Já no Brasil, empresas como Mercado Livre, Globo.com, Magazine Luiza e Walmart.
Mas a busca de profissionais tem se intensificado cada vez mais pelo mundo inteiro. São inúmeras as vagas para trabalho remoto e local, inclusive de empresas européias.
Vamos conhecer melhor essa linguagem?
No dia 14 de dezembro, a ProWay promoverá o “Workshop Resolva seus Problemas com GO (lang)”. O evento iniciará às 8h30 com um café de boas-vindas, dará start com palestras falando do mercado de trabalho e entendendo a linguagem Go, seguirá com uma Oficina prática de Go (desenvolvendo comandos) e finalizará por volta das 10h45 com talk entre os participantes e perguntas aos facilitadores.
Será conduzido por Jonathan Schweder, 10 anos de experiência em DEV de soluções, produtos e serviços para Linux. Hoje Engº de Software na inglesa Pantacor criando soluções de cód. aberto. E Evandro Sestrem, entusiasta de Go. Analista de Sistemas e engº de software. 20 anos como DEV. Mestrando na UTFPR em Sistemas Embarcados.
O evento é aberto ao público, e terá o custo simbólico de R$ 15 (em prol da causa #ameantonella). As inscrições podem ser realizadas no site: cursos.proway.com.br/workshopgo e o local de realização será na sede da ProWay, em Blumenau, na Rua 7 de setembro, 1600, Tarumã Office, 14º andar.