UX & UI – A experiência do usuário acima de tudo
O que nos faz passar tanto tempo no celular? E como amamos ou odiamos um sistema, um site, um aplicativo...?
Tudo isso vai de encontro a nossa experiência! Sentei no sofá depois de um dia puxado e abri o Instagram, lá postei imagens de um evento que participei durante o dia, li rapidamente algumas notícias através de stories de colunistas locais e anunciei um produto de minha empresa (não tive tempo durante o dia, e não posso ficar sem vender!). Abri o WhatsApp e combinei o encontro com uma amiga. Notificações no WhatsBusiness? Já atendi o cliente, mas aproveitei e gravei a mensagem de ausência. Notificação no Youtube, vídeo novo de um assunto que estou me inteirando, muito bom!
Há tempo não abria mais meu e-mail pessoal, entre tantas propagandas... ixx, não paguei o boleto do condomínio que vence hoje. Abri o aplicativo do banco, e paguei na hora, já aproveitei e fiz uma aplicação de um saldinho que ficou na conta.
Já eram 23h00 e fui dormir, dessa vez fiquei de olho do relógio. Se eu não cuido fico usando o celular até tarde, olhando fotos, vídeos, lendo... quem nunca, não é mesmo?
Nostalgia
Primeiramente que tudo isso não é novidade. Lembro-me de minha adolescência na frente do computador nos finais de semana ou depois das 00h para economizar conta de telefone na internet discada. Passava horas em bate-papos como MIRC, ICQ, baixava músicas no Napster (dias para baixar 1 só música) e adorava postar fotos no Fotolog que tirava com a câmera digital de 1,3 MP que antes tinha que passar para o computador.
A praticidade de estar conectado 24 horas, a velocidade da internet que proporcionou ver, assistir e ouvir tudo em tempo real, simplesmente mudou o mundo.
Diante de tantas opções o que escolher ou será que não somos escolhidos?
E onde entra o UX e UI e qual a diferença entre eles?
UX, sigla para User eXperience, corresponde a experiência do usuário. Quanta empatia envolvida! E não pode ser generalista... afinal de contas, cada pessoa é uma pessoa, e para eu estar a frente dessa corrida devo proporcionar sempre o melhor para o meu usuário.
Aí que entra o trabalho de entender meu público-alvo (personas), realizar pesquisas sobre como ele se porta usando sistema, aplicação ou site similar. Conhecer suas dores, desejos, desafios...
Perceba que vai muito além de programação. Da mesma forma são inúmeras as ferramentas e técnicas com objetivo de entender como maximizar o valor para o cliente.
E não para por aí.
UI, sigla para User Interface, corresponde então a interface para o usuário. Toda a parte visual, que vai muito além de cores e imagens. Obviamente não é possível dispor de forma igual o que é apresentado em uma tela de desktop, em uma tela de celular. E se estas informações precisassem ser apresentadas em um relógio?
Mais uma vez notamos, que o design é fundamental. A interface deve ter boa usabilidade independentemente do dispositivo ao qual ela for acessada.
Assim sendo, UX e UI são totalmente diferentes, e o trabalho do profissional de cada área de diferencia, mas estão intimamente ligados.
E o que eu ganho se me qualificar em UX & UI?
Cada vez mais as empresas tem percebido o valor do design centrado no usuário e o que pode trazer de benefício aos seus produtos e serviços. E pode ter certeza, não é coisa só para “grandes”. As startups lideram o ranking das oportunidades para profissionais destas áreas.
Em um país com 11,8% de desemprego (segundo pesquisas recentes) sobram vagas na área da tecnologia.
Segundo uma pesquisa recente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups) 8% das vagas são para profissionais de UX e UI.
Além disso, de acordo com a consultoria PageGroup, houve uma alta de 10% na remuneração de profissionais de UX em 2019, em comparação com 2018, chegando a R$ 11,5 mil mensais.
E o melhor... não está focado em uma região! Como a demanda é abrangente as oportunidades de trabalhar estão por todos os estados do Brasil e milhares de países pelo mundo.
Mas como me qualificar e torna-me então um profissional de UX e UI? Qual a formação?
Nessa área graduação não é tudo. Diferentemente de área específicas, UX e UI vai muito além. Segundo reportagem do Estadão falando sobre oportunidades da área de tecnologia (publicada em maio/2019), cada vez mais as empresas tem “relaxado” ao olhar para critérios de “graduação” para estas áreas, considerando muito mais a bagagem profissional, e o que este candidato buscou para se qualificar (cursos, eventos, certificações etc).
Por onde eu posso começar?
A ProWay oferece a Formação UX & UI. Um treinamento completo: Desenvolva soluções para que a experiência do usuário em sites e aplicativos seja interativa e funcional. Conheça técnicas de UX e design de interfaces através de pesquisas, testes e prototipagens e muito mais. Chame a gente pelo WhatsApp 47-3322-3344 e solicite uma proposta completa com o conteúdo programático. E se quiser ainda ter mais um pouquinho de conteúdo gratuito, confira a Webinar que realizamos e gravamos pra falar sobre o assunto com dois super feras: https://youtu.be/4XZ3LOgSDXg
Redação de Nayara T. Sestrem, redatora e marketing da ProWay, com a colaboração dos instrutores Juan Carlo Maronez, Alexandre Filho e Junior Rocha .