Diretor de Arte: Ser ou não ser, eis a questão?
Se você estiver procurando por vagas na área criativa em agências de publicidade, marketing e empresas que tenham um setor criativo melhor formatado, provavelmente já deve ter se deparado com a vaga de diretor de arte em aberto. E muitas dessas vezes você deve ter se perguntado o que exatamente é, e quais as atividades de um profissional da área.
Aí você pensa, “esse cargo ficaria bonito de se ver no meu linkedin”. E a gente concorda com você, que de fato o Diretor de Arte é uma vaga atualmente muito atrativa. Porém é claro, que você precisa estar mais inteirado com o que pede o mercado para competir com a sua concorrência.
Mas o que exatamente faz um diretor de arte?
Normalmente um D.A toma muito café e ouve música durante seus processos criativos, mas nem só de Rock & Coffee que se faz esse profissional.
Gerar ideias de campanhas visuais para diversos tipos de mídias é a responsabilidade principal do D.A. Esse é o cara (ou a cara) que projeta todo o conceito de uma campanha, indo desde a disposição dos elementos ao desenvolvimento de arte, sendo estes projetos gráficos, layouts e identidades visuais.
O processo criativo se inicia após receber o briefing do cliente, que é basicamente é uma coleta de informações que serão primordiais no momento da criação da campanha. A partir daí o D.A coloca a sua cabeça e a criatividade para funcionar.
Aí Você pensa: são diversas as possibilidades e atividades! E realmente são, mas não param por aí. O D.A normalmente tende a acompanhar a produção do projeto final e sempre precisa avaliar se o resultado corresponde à proposta inicial.
Quais habilidades são necessárias?
Para que você seja um Diretor de Arte criativo, com toda certeza é muito importante que esteja sempre atualizado com relação as tendências de design e em busca de novas referências. Nesse caso é importante estar antenado a internet, acompanhando o meio artístico através de filmes, documentários, arte e teatro.
Com relação a ferramentas necessárias, se faz imprescindível o uso do pacote Adobe como Photoshop, Illustrator e InDesign. Isto porque na grande maioria as atividades exercidas pelo D.A envolvem edição de imagens e diagramação de conteúdo.
Não podemos parar por aí e acreditar que só de ferramentas vive um D.A, se faz necessário noções de produção gráfica, branding, fotografia, arte, tipografia. Todos esses conceitos e teorias ajudam o D.A a desenvolver com maior facilidade e qualidade os seus projetos.
E agora por onde eu começo?
Vamos lá para algumas questões básicas, primeiramente a dúvida principal é qual área de formação devo seguir para atuar como tal? Nesse caso são alguns caminhos, a sua formação pode ser em Design, Publicidade e Propaganda, Comunicação ou Marketing. Sendo assim você pode buscar uma graduação nessas áreas ou uma especialização.
No caso das especializações você deve buscar o conhecimento mais avançado do pacote Adobe, pois com toda certeza dominar essas ferramentas fará um diferencial no momento em que você explorar a sua criatividade.
A ProWay oferece a Especialização Diretor de Arte, que aborda de forma prática todo o conceito necessário para a elaboração das campanhas, desde a análise do Briefing até a arte finalista.
Você pode optar por fazer o pacote Adobe completo e para finalizar a sua formação com chave de ouro, o treinamento de Diretor de Arte. E se já conhecer as ferramentas, pode fazer somente o módulo final. O que importa é que ao final da sua formação, essas infos vão poder fazer parte do seu currículo criativo e Linkedin.
Se você ainda não é designer e não tem conhecimento em ferramentas Adobe conheça a Especialização Design que une treinamentos presenciais, o EAD (ensino a distância) para acompanhamento pós-treinamento, descontos diferenciados, parcelamento estendido, e um super prêmio (bem TOP) a escolher: Mesa Digitalizadora Wacom ou HD Externo! Maiores informações? Confira o link (proway.com.br/especializacoes) e solicite mais informações clicando aqui.
Redação: Gabriela Schmitz, Marketing da ProWay e Instrutora de Treinamentos na área de Design e Marketing.