Da Paquera ao Casamento: Google Shopping e Display Inteligente
Como as ferramentas Google Ads ajudam a converter uniões perfeitas: Cliente & Produto
A maior parte dos usuários quando procura por um produto ou serviço na Web antes mesmo de acessar diretamente em sites de empresas que oferecem estes, prefere ir no Google e lançar o nome lá.
Por que fazemos isso, hein? É mais rápido, prático e ainda oferece muitas outras informações pertinentes a tal busca como matérias, vídeos, opiniões e claro, especialmente em se tratando de produto, a vitrine do Google, que é o Google Shopping.
O Google Shopping tem várias finalidades, serve especialmente como vitrine obviamente, facilitando assim a busca do usuário. Visto que, sem mesmo acessar o site,o cliente consegue ver a foto do produto, preço, site e nome da loja.
Ou seja, esse usuário economiza tempo na hora de buscar o produto e a loja anunciante economiza no custo por clique. Já que apenas pagará se o usuário decidir clicar sobre o anúncio para visitar o produto.
Como a imagem acima mostra, para o usuário, o Google Shopping é o canal mais fácil para conseguir as informações principais sobre aquilo que procura, já para as empresas, é mais do que comprovado que é maior e mais rápido mecanismo de conversão de vendas, tanto para desktop quanto para qualquer outro mecanismo móvel. Ter uma loja virtual e não apresentar seus produtos no Google Shopping é, na certa perder mercado e faturamento para concorrentes. É como estar solteiro e não ter redes sociais, ou não sair para a balada, as ofertas de paquera diminuem.
Porém, a campanha de shopping inteligente vai além desse anúncio padrão mostrado acima. Ela é uma forma de alcançar os seus clientes em diferentes canais do Google (Youtube, Gmail, Blog) e quando eles estão mais perto do momento de conversão.
É aí que começa o namoro
Você procurou bicicletas... pronto, todas as bicicletas do mundo irão te seguir. É assim que funciona a rede de displays. Anúncios pagos dentro de sites e blogs parceiros. A vantagem para o usuário, independente de onde estiver navegando, receber constantemente ofertas e até promoções não vistas antes. Para as empresas, estar em prospecção constante com aquele possível cliente interessado naquele produto.
Mas esse público não é buscado de maneira aleatória. O Google consegue buscar o perfil dos seus clientes ideais, baseado no comportamento das pessoas que já interagiram com seu site.
Alguns dados
Segundo a Comscore (empresa americana de análise de marketing digital) a rede de Display alcança 90% dos usuários do mundo todo, sendo que 80% dos sites do mundo estão inseridos nela e no Brasil esse percentual chega a 95%.
A imagem acima mostra dentro de uma página 2 modelos de Displays.
Investimento que dá retorno
As possibilidades são infinitas, assim como a concorrência nesse mercado, por isso montar a melhor estratégia de publicidade é crucial para que o investimento da campanha dê retorno. Uma vez que a paquera aconteceu, o namoro só acontecerá se rola interação entre o cliente e o produto.
Resumidamente, a partir do momento que o Google identifica que houve interesse por parte do usuário, ele começa a mostrar o seu produto para ele, na quantidade de vezes que julga necessário para que aquele usuário chegue à conversão.
Por que devo conhecer como anunciar no Google Shopping e em Displays Inteligentes?
Conhecer como anunciar de forma eficiente nestas ferramentas é um diferencial para quem já atua com marketing digital, seja para proporcionar uma campanha de resultado aos seus clientes, ou mesmo àqueles que estão iniciando na área ou desejam alavancar suas vendas na loja online.
A ProWay oferece o curso de Google Shopping e Display Inteligente de 20 horas/aula, um treinamento completo com instrutores atuantes na área que podem passar a experiência que têm do dia a dia com o cliente em casos práticos e reais. No curso são abordados conceitos como Smart Shopping, diferenças entre displays de anúncios, a conversão em lead qualificados, Google Merchant Center, e muitos outros. Para adentrar nesse treinamento é necessário o conhecimento prévio ou realizar antes o curso de Google Ads, que dará o embasamento da plataforma.
Vale lembrar que esse curso é uma extensão totalmente aprofundada do curso de Google Ads, onde o foco será aprender a como criar campanhas online com foco em vendas e conversão.
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Redação: Nayara Tomio Sestrem, Marketing da ProWay em apoio com a instrutora Paulina Costa: Consultora, Instrutora e Estrategista de Marketing Digital