A Nova Maneira de Pensar da Engenharia e Arquitetura:
O conceito BIM
Sabe-se que os primeiros esboços que iniciaram o conceito da arquitetura moderna remontam do século VIII a.C. com a arquitetura grega. Já a arquitetura romana desenvolve-se a partir do século III a.C.
A primeira ideia pensada de arquitetura era apresentada exclusivamente sobre desenhos em 2D, como plantas que com o tempo,necessitaram evoluir para modelos 3D, permitindo ao cliente visualizar o ambiente como este efetivamente irá ficar quando construído.
Com o avanço da tecnologia, softwares surgiram a fim de auxiliar os profissionais da área na criação, como engenheiros, arquitetos, desenhistas e projetistas. O CAD (Computer Aided Design ou Desenho Auxiliado pelo Computador) foi o conceito mais difundido até então, de forma que, a partir daí, a maior parte dos projetos seria feito no computador.
O método BIM veio para revolucionar esse conceito, uma vez que não só permite desenhar o projeto, mas paralelamente traz todas as informações necessárias do mesmo, como quantitativo de materiais de construção, criação automática de vistas e cortes, cálculos automatizados, entre outros, o que aumenta significativamente a produtividade em um espaço de tempo muito menor.
Mas o que é o BIM e o que o Revit tem a ver com isso?
O BIM é a abreviação de Building Information Modeling, o que, em português, significa Modelagem da Informação da Construção, que é um conceito criado para descrever o processo de criação de um modelo virtual que representa com fidelidade as construções. A grosso modo poderíamos dizer que você criaria primeiramente o modelo 3D, seja ele uma maquete ou um terreno, e este vai gerar a planta, vistas e cortes diretamente na prancha.
Trabalhando com o método BIM, ao pensar em uma parede, não pensamos mais em desenhar duas linhas, mas agora novos parâmetros são levados em consideração, fazendo com que o modelo criado represente uma parede, que trará informações como custos de materiais, tempo, dentre outros Ou seja, qualquer mudança em algum elemento da obra irá alterar dinamicamente o resultado atribuído a todos os parâmetros envolvidos, tornando assim as informações mais claras ainda durante o ciclo de vida da construção, evitando assim improvisos e retrabalhos.
Em um único projeto, todas as informações condizentes à obra, como elétrica, hidráulica, mecânica e muitas outras serão reunidas, e qualquer mudança refletirá no projeto como um todo, pois toda a equipe passa a trabalhar em cima de um único arquivo, ao mesmo tempo.
E o que é o Revit então?
Assim como o principal software para construção na metodologia CAD é o AutoCAD, na filosofia BIM, no que diz respeito à informações construtivas, é o REVIT.
Em poucas palavras, o Revit é um software de arquitetura, urbanismo, engenharia e design da Autodesk, utilizado para aprimorar os trabalhos, utilizando-se do conceito BIM.
Por que aprender Revit?
Você ainda quer mais motivos que estes já levantados? O Revit é uma nova maneira de encarar o cotidiano na área de projetos, em qualquer área agregada (com ênfase na arquitetura e engenharia civil). Mas não é tão recente a ponto de imaginar que os escritórios ainda não estão utilizando. Muito pelo contrário: não dominar essa ferramenta e embarcar nesse conceito, é parar no tempo e, curricularmente, perder espaço no mercado de trabalho, como aconteceu com aqueles que desenhavam somente à mão e insistiram em não migrar para CAD no início dos anos 2000. Isso vale tanto para os profissionais que já estão envolvidos com projetos (sejam eles júnior, pleno ou sênior), quanto aqueles que estão em busca de oportunidades na área.
E tem mais: vale agregar que, de acordo com o decreto 9377/18, todo e qualquer projeto público deverá ser entregue em BIM, incluso as plantas para a prefeitura (públicas ou privadas) a partir de 01/01/2021. Esse decreto foi revogado e substituído pelo decreto 9983/19, que coloca no ar a iniciativa BIM, à nível imediato, mantendo a restrição de alteração de recepção das prefeituras, a partir de 2021. E detalhe: algumas, próximas da região, já começaram a recusar os projetos, caso estejam somente em CAD.
Por onde eu começo?
A ProWay é uma empresa autorizada Autodesk. Sendo assim todos os cursos oferecidos seguem padrões estabelecidos pela própria empresa desenvolvedora do software. Portanto,ao final do treinamento, o aluno ganha, além do certificado ProWay, um certificado digital oficial Autodesk, com respaldo internacional.
A ProWay oferece também esse treinamento em sua plataforma EAD, e todos os alunos que fazem o curso presencial, ganham o curso à distância para complementar seus estudos em casa.
A Formação Revit é um conjunto de 6 (seis) treinamentos, 96 horas/aula que oferecem a capacitação completa sobre a ferramenta. É possível fazer, tanto a ormação completa, quanto somente os cursos que desejar, agregados à mesma...
Inicie pelo curso de Modelagem 3D com Revit Architecture no Conceito de BIM de 40 horas com turmas agendas para o turno da noite e aos sábados..
Informe-se também sobre a Especialização Arquitetura e Engenharia que oferece grandes descontos e uma trena digital Bosch (ou um HD Externo).
Para mais informações, entre em contato conosco no Fone/Whats 47-3322-3344 ou pelo e-mail proway@proway.com.br.
Redação: Nayara Tomio Sestrem, Marketing da ProWay em apoio com o instrutor Renam Eduardo Carvalho Pereira: Profissional Bim, Engenheiro e Designer 3D.