Qual o objetivo do curso?

Desenvolver o raciocínio lógico aplicado à programação. Ensinar como resolver problemas através de algoritmos. Apresentar conceitos fundamentais de hardware, software e linguagens de programação. Preparar o aluno para compreender e aplicar lógica em diferentes linguagens e plataformas. Proporcionar base sólida para formações mais avançadas em programação e desenvolvimento de sistemas.


  • 60/horas aula

    A carga horária deste curso é sempre a mesma independentemente do turno que você escolher realizar seu treinamento.
  • Presencial, online e híbrido

    Seu treinamento poderá ser realizado de modo presencial, online (você assistindo ao vivo ou a mesma aula gravada de sua casa) ou híbrido (você assistirá de sua casa quando não puder se fazer presente).
  • Mais info

    Clique para conversar com a gente diretamente pelo Whats e tirar todas as suas dúvidas.
  • Trilha de aprendizado

    Cada treinamento é parte de uma trilha de aprendizado que fará todo sentido na sua formação profissional.
  • Coffee-break em todas aulas

    Em nossos cursos presenciais você terá um intervalo para desfrutar de um delicioso coffee-break com lanches, frutas, bolos, sucos e café. E o melhor: você não paga nada a mais por isso!
  • Material incluso

    No 1º dia de aula você receberá o seu kit de treinamento: uma linda bolsa, caneta, caderno, livro apostila ou pendrive.
  • Estrutura completa

    Conte com uma estrutura completa com 13 laboratórios equipados. Clique e confira!
  • Descontos e prêmios na especialização

    Ganhe descontos e prêmios na sua especialização. Clique e saiba mais.

Esse curso é ideal para

Iniciantes em programação que querem construir uma base sólida em lógica de programação. Estudantes ou profissionais de tecnologia que desejam iniciar a carreira como desenvolvedor Full Stack. Profissionais de outras áreas que buscam dar o próximo passo para a transição para tecnologia.

O que você precisa conhecer antes

Conhecimentos básicos de informática: saber organizar pastas, instalar programas, usar navegadores e lidar com arquivos. Vontade de aprender e curiosidade tecnológica: o essencial para mergulhar no mundo da programação.

Conteúdo Programático

Introdução

  • Um breve histórico da computação.

  • A lógica no mundo.

  • Hardware e Software.

Hardware

  • Placa-mãe.

  • Memórias primárias (RAM, ROM).

  • Processador.

  • Armazenamento secundário (HD, SSD).

Software

  • Linguagens de programação: alto x baixo nível.

  • Linguagens interpretadas x compiladas.

  • Comparativos.

  • Interação entre Hardware e Software.

Uso da lógica na solução de problemas

  • Etapas para a resolução de problemas.

  • Estrutura básica de um algoritmo.

  • Representações de um algoritmo.

Fundamentos

  • Fundamentos da computação.

  • Introdução à lógica.

  • Aplicação prática da lógica.

  • Tipos de linguagem e tradutores.

Básicas de Algoritmos

  • O que é e como elaborar um algoritmo.

  • Pseudocódigo e representações.

  • Elementos e fases de um algoritmo.

  • Operadores aritméticos e lógicos.

  • Teste de mesa.

Tipos de Dados

  • Numéricos (reais e inteiros).

  • Literais.

  • Booleanos.

Variáveis

  • Definição e aplicações.

  • Armazenamento de dados.

Funções

  • Introdução e exemplos.

  • Funções internas.

  • Chamadas de função.

Constantes

  • Constantes lógicas e não-lógicas.

  • Exemplos e aplicações.

Algoritmos Avançados

  • Manipulação de vetores e matrizes.

  • Bubble Sort.

  • Desenvolvimento de funções e procedimentos.

  • Conversão de valores.

Banco de Dados

  • Conceitos, características e segurança.

  • Desenvolvimento de bases e tabelas.

  • Tipos e manipulação de dados (INSERT, SELECT, UPDATE, DELETE).

  • Filtros e operadores (WHERE, AND, OR, IN, BETWEEN, LIKE, ORDER BY, GROUP BY, HAVING).

  • Ordenação e totalização.

  • Chaves primárias e estrangeiras.

  • Associação de múltiplas tabelas.

Introdução à Orientação a Objetos

  • Conceitos básicos.

  • Programação procedural x orientada a objetos.

  • Benefícios da orientação a objetos.

  • Definição de classes e objetos.

  • Atributos e métodos.

  • Construtores e destrutores.

  • Herança.